sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tirando passaporte

Em 2013 o Brasil e México fizeram um acordo que não precisaria mais de visto, mas passaporte sim.

Para tirar eu fácil: 

• Acessar o site da polícia federal: pf.gov.br/servicos-pf/passaporte 

• Clicar em "Requerer passaporte". Você preenche com seus dados a tela que irá aparecer e vai gerar um protocolo + um boleto (eles chama de GRU). Antigamente o passaporte era mais barato mas tinha validade de 5 anos só. Hoje em dia ele vale 10 mas custa R$257,25.

• Pague o boleto em lotérica ou algum banco.

• Acessar o site de novo e clicar para ver o andamento do seu passaporte, você coloca o seu protocolo e CPF e irá aparecer uma tela para você agendar uma data. 
Eu e Monique fomos agendar para tirar aqui em Sorocaba e a data mais próxima era 26/12 😵, muito arriscado, viajaremos dia 02/02/17, mas e se atrasa, como faríamos? Aí procura os em cidades vizinhas e em Indaiatuba tinha para a mesma semana do que que entramos pra agendar (entramos no site na segunda, tinha data disponível pra sexta)! 


Então lá fomos nós e nossas mães. Agendados para o primeiro horário. O posto da polícia federal de lá fica dentro de um shopping. 
É necessário levar CPF, RG, comprovante que votou na eleição (se já tiver 18 anos), comprovante de endereço e o GRU pago. 
Foi super rapidinho! Eles chamam por uma senha (você pega assim que chega), aí você só senta numa cadeira com um fundo branco atras, tira foto (muito feia por sinal) e eles pegam sua digital. SÓ! Agora era só aguardar no mínimo 10 dias e ir buscar, mas eles mandam e-mail avisando. 



• 10 dias depois: e-mail recebido!! Depois da aula minha mãe nos buscou e fomos lá pegar o passaporte. É só assinar e pimpa, ser feliz, passaporte em mãos!!! 



Esse dia foi muito especial e minha mãe estar comigo em tudo faz ser mais especial ainda! 💚


Nenhum comentário:

Postar um comentário