segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

7º etapa - acampamento ♥

Passa até um filme em minha cabeça ao lembrar desse dia... Aaaaah, foi tão maravilhoso!! Vou tentar não esquecer de nada e não me poupar de detalhes para contar tudo.

Eu tinha pra mim que essa seria uma etapa decisiva, onde alí eles escolheriam os futuros intercambistas, então meu coração estava a mil.

Devido a um trabalho do meu pai, cheguei um pouco atrasada (13:15), o que já me deixou nervosa porque não gosto de atrasos. Dividimos os carros e fomos. Eu fui com Denise, Alan e Tábata.

Ao chegarmos lá decidimos os apartamentos (cabines) que iríamos dormir. Meninas ficaram com o 1, 2 e 3 e meninos com 4 e 5. Eu dormiria no 2.

Nos reunimos na sala de reuniões e o Jorge começou a falar e disse algo que me impactou muito: "quem chegou atrasado, perdeu o avião." Meu coração disparou e passei o dia todo pensando nisso, pensando "meus Deus, não credito que falhei nisso, que saco, não acredito, nunca vou me perdoar" etc. Realmente ele está certo. Se para um voo eu atrasar, perco ele, então por que para uma reunião eu posso atrasar? A proporção deve ser a mesma.

Logo em seguida ele passou a palavra para professora Íris. Aaah, não lembro exatamente tudo o que ela disse, mas foram palavras maravilhosas, ela é demais!
Fizemos uma dinâmica: cada um deveria escrever num papel uma característica do amigo do lado e guardar com você. Guardamos por um bom tempo aquele papel, algumas pessoas se esqueciam dele e ela dizia "isso é muito importante, é uma qualidade do seu amigo, você vai guardar de qualquer jeito?". Até que em algum momento ela disse que se quisermos, poderíamos entregar a característica para o nosso amigo dono dela.

Segunda dinâmica da prof Íris: ela distribuiu papéis aleatórios com ações aleatórias e nós tinhamos que realizá-las falar para ninguém o que era. A minha era "abraçar um turco". Uma atividade muito interessante, como nos expressamos? Como lidamos com situações diferentes sem poder falar com ninguém? O mais legal é que em todo momento o Jorge e Massari estavam conosco, observando tudo.

Terceira dinâmica da prof Íris: ela distribuiu pelo chão várias imagens e nós tinhamos que escolher uma e pegar. Quando ela disse isso, todo mundo saiu correndo pegar a primeira que viu sem observar as outras. Ela explicou que o que fizemos foi não ter olhos de ver, pois "olhos de ver" é ter filtro nos olhos, não agir de primeira, mas pensar antes e ver tudo ao seu redor. Aí colocamos as imagens de volta e olhamos com outros olhos e por fim escolhemos a que mais gostamos.

Quarta dinâmica da prof Íris: Ela nos dividiu em grupos. Foi uma atividade muuuito legal e divertida mas não vou conseguir descrever com tantos detalhes. Ela fazia perguntas, por exemplo "Quando quero me esquecer de um amor passado eu digo..." e tinhamos que escrever uma resposta num papel, mas essa resposta tinha que ser uma música! Ao final da atividade todos grupos leram suas respostas, foi bem bem legal, mas não lembro direito as perguntas.

Pausa: fizemos uma pausa para o lanche da tarde.

Dinâmica: sem ninguém saber o porquê, tinhamos que escrever num papel o nome de 3 pessoas que você gostaria que fossem com você para o intercambio, mas não podíamos nos identificar e nem colocar nosso próprio nome...

Apresentação: essa hora foi fantástica!! Intercambistas que já passaram pelo processo e que já foram, compartilharam suas experiências através de apresentação, slides e perguntas. QUE SONHO!! Conseguia me ver em cada situação, em cada país! Tivemos apresentação da Colômbia (Klaus e Guilherme), Uruguai (Bruna e César), Perú (Bia), Argentina (Dani), só do México que não porque ninguém pôde ir no dia.
Fiquei fascinada de ver a experiência de todo mundo e de ver como a FEFISO não seguia nenhum esteriótipo para escolher os intercambistas: já foram pessoas do 1º semestre, assim como já foram formados; pessoas que dominavam o espanhol e pessoas que não falavam nada, enfim! Eu fiquei o tempo todo, durante mais ou menos 2h de apresentação só dizendo "Deus, eu quero, eu quero, eu quero! Se não for da sua vontade, amém, mas eu quero Deus!".

Pausa: fizemos outra pausa, mas agora para o jantar. Depois de comer comecei a conversar com a Luana. Ela já é formada e trabalhava na ACM na época, eu não a conhecia ainda mas amei muito conhecê-la! Conversamos bastante! Uma amiga dela que também estava participando do precesso, Amanda, foi assaltada há 2 anos e levou um tiro no pescoço. Fiquei tão interessada em saber a história dela que passamos o jantar inteiro conversando. UAU! Que superação! Perdeu os movimentos, recuperou e fazia educação física, achei a história dela muito incrível!

Dinâmica papel/dança: lembra daquele papel que escrevemos quem iria conosco na viagem? Então, eles fizeram uma contagem dos nomes mais votados e eles foram: Milena Amaral em 1º, Jéssica Figueiredo e eu empatadas. MEU DEUS, EU?! Aí alí na hora fizemos uma votação para desempatar e eu fiquei em 3º. Nessa ordem que foi votada, cada uma escolheria o seu time chamando as pessoas pelo nome. Que dúvida, mas fiz meu time!
Em 5 minutos tinhamos que escrever o maior número de nomes músicas possíveis num papel. Terminado o tempo, cada grupo teria que escolher uma música das que escreveu e criar uma coreografia, mas tínhamos 30 SEGUNDOS pra isso!! Aí apresentávamos "desafiando" os outros grupos e quem perdesse a rodada perdia um membro, a líder (eu, Milena ou Jéssica) escolhíamos quem saia do grupo e o grupo que ganhava a rodada podia escolher uma pessoa pra vir para o seu time. Foi uma loucura totaaaaaal essa atividade, cheia de gritaria, dança, suor, aaaaah, eu amei!!! Kkkkk. No final o meu grupo perdeu, perdemos membros e aí viraram apenas dois grupos.
Formado, então, dois grandes grupos o Jorge nos deu uma música: "Alibaba e os quarenta ladrões, Alibaba e os quarenta ladrões" e a atividade era criar uma coreografia pra essa música em segundos e desafiar o outro grupo. Isso foi um ciclo, sem parar, um grupo desafiando o outro, também uma deliiiicia!!!

Teatro: voltamos para a formação dos três grupos. Tínhamos que escolher uma palavra para o grupo e a nossa foi superação, já que a Amanda (que levou um tiro) estava no nosso grupo, encaixaria certinho. Pimba! O Jorge estava organizando essa brincadeira e tinha escrito três palavras e uma delas nosso grupo acertou, superação. Como acertamos a palavra, nós seríamos o primeiro grupo à ir até a sala da muvuca (sala do acampamento que guardam figurinos, fantasias, perucas e adereços), escolher os acessórios que quiser e montar uma peça. Já que o nosso nome foi inspirado na Amanda, porque não fazer a história dela? Depois de 30 minutos de ensaio, chegou nossa vez de apresnetar e depois assistir os outros grupos.
Foi tão lindo! A Luana era a narradora e conforme ela contava, a história ia acontecendo. A Monique fez a Amanda antes do acidente, e eu a amiga que jogava bola, lutava e fazia tudo com ela. Reproduzimos a cena do assalto e dos médicos falando que ela não andaria mais. No final ela aparecia andando e passando por cima de nós (representando obstáculos) e dizendo "eu consegui, eu superei!". Não sei explicar, mas foi tão lindo e maravilhoso que todo mundo chorou.

Fogueira: aqui acho que já eram 00h00. Eu nunca tinha presenciado, mas todo mundo dizia que a fogueira era a melhor parte. Como chovia e fazia muito frio lá fora, resolvemos fazer na lareira. Esse era o momento pra quem quisesse compartilhar algo, dedicar a fogueira à alguem, contar sua história, enfim... Luz baixa, só com o fogo da lareira, frio e um clima muito gostoso. Lucão falou, Pâmela Suelen falou, Léo e Trevisam. Eu falei e contei toda a história que está na barra "sobre" do blog, contei como foi dificil conseguir iniciar a faculdade e naquele dia só de ver a possibilidade de realizar meu sonho onde eu nem queria estar, já achava Jesus muito louco!

A fogueira terminou era umas 03h30 e fomos comer de novo. Nessa hora aconteceu algo muito muito muito especial! A Luana, que eu tinha conhecido alí, fez eu ter a certeza do porque eu estava no acampamento. Passei o dia todo pensando "Deus, eu quero", até que ela chegou perto de mim e disse (eu nunca vou esquecer):
"Vi, eu sou meio fechada e não costumo fazer isso, me abrir com as pessoas, mas desde a hora que te conheci eu senti que você era diferente, é alguém que passa alegria, que dá vontade de ficar perto, sabe? Não sei explicar mas você é feliz, sua felicidade contagia, e o jeito que você falou alí na fogueira sobre Jesus, é muito louco!". Naquele momento eu desabei! Todo orgulho que eu estava enquanto falava "Deus, eu quero" foi quebrado naquela hora. Eu abracei ela e disse "Lu, se eu sou assim, alegre e pra cima é porque eu vejo Jesus dessa forma e tento ser reflexo Dele! Não vejo ele como um santinho, como alguém calmo, mas como alguém loucão, que queria todo mundo feliz!", choramos muito juntas naquele momento, foi tão especial.

Pronto, o processo pra mim poderia acabar alí, por mais que eu não fosse uma das escolhidas, só por ali o processo já tinha valido tudo!!!

Como se não bastasse, pra me deixar mais feliz ainda, um grande amigo meu, o Alan, falou lindas palavras na hora da fogueira e disse que admirava muito duas pessoas dalí e que falaria com elas pra dizer isso. Depois que conversei com a Luana ele veio falar comigo... "Vi, uma das pessoas que eu falei na fogueira, é você! Te admiro muito pela sua determinação, felicidade e pela pessoa que você é." minha resposta foi a mesma que dei pra Luana... aaaaah, agora chorei mais ainda!! Pronto, o processo já pode acabar, já sei o porque estou aqui, pude falar de Jesus!!

Fomos para os apartamentos, como disse, meninas ficaram com o 1, 2 e 3. Os apartamentos (cabines) tem ligação dentro de um para outro, tem uma porta que você pode abrir e da passagem para o quarto do lado. Assim que chegamos às cabines, fomos tomar banho. Que farra! A maioria das meninas que estavam ali no mesmo apartamento que eu e no do lado (2 e 3) estagiam na ACM, então já tem uma intimidade e eu achei tão lindo (sério) ver o jeito que elas se tratam... uma rindo da outra, tirando sarro, ninguém com frescura ou com vergonha, tomávamos banho e nem desligávamos o chuveiro, a próxima já entrava e nos trocávamos no quarto, enfim... eu achei aquilo tão sensacional, a amizade delas que eu falei "Deussss, quero trabalhar na ACM, que sintonia maravilhosa 😍".

Algumas meninas estavam com muito sono e foram dormir no apartamento 2. Na teoria eu também era desse ap, mas como eu, Monique e Denise estávamos sem sono, fomos para o Ap 3 papear. Que noite deliciaaaaaa!!! Conversamos muuuuuitos, descobrimos babados kkkk, demos risadas, algumas até soltaram pum kkkkk (ficou meio sem nexo falar isso mas é que me veio à cena na cabeça e eu tive que falar: uma soltou pum na sua cama quietinha e saiu, aí pra "roubar" a cama, outra menina foi lá e deitou, aí descobriu o que a outra tinha feito lá kkkk), foi um momento tão gostoso! Nos conhecemos melhor, ficamos amigas, eu amei demais e lembro desse momento com muito muito carinho! Quando percebemos o horário fomos dormir ás 06:30, tendo que acordar às 08:00 😁.

Acordamos e fomos tomar café, Luana fez o devocional e fomos para sala de reuniões.
Fizemos uma brincadeira para trabalhar a ansiedade. Estávamos todos sentados em roda e apenas uma pessoa no meio, essa pessoa seria um personagem (escolhido pelo Jorge) e teria que adivinhar qual fazendo perguntas para nós, mas só podíamos responder "sim" ou "não". 

Depois o Massari tomou a palavra e disse coisas muito interessantes. Não vou lembrar exatamente tudo, mas falou sobre a importância de questionar, como as perguntas podem mudar tudo. Algumas coisas não dependem de nós, mas as que dependem, o que podemos fazer de diferente? Falou sobre como os questionamentos mudam a história da faculdade, como conseguimos evoluir através de perguntas anuais e até mesmo diárias. Foi uma conversa muito muito interessante!!

Para encerrar todo o acampamento nós preenchemos um papel colocando nossos defeitos que sabemos que podem ser mudados, nossas qualidades, nossos pontos fracos, filme predileto e coisas do tipo.

Nos despedimos e fomos embora. Que fim de semana incrível!!! Sai de lá sem palavras, até hoje não sei se colocar tudo o que senti, de verdade. E olha que transformação: cheguei lá com o pensamento "Deus, eu quero!", saí de lá outra pessoa, depois de tudo o que aconteceu eu estava totalmente em paz. Lógico que ainda queria, pois é o meu sonho, mas estava totalmente em paz, se qualquer pessoa que estava no acampamento fosse escolhido, eu ficaria feliz sabendo que seríamos bem representados! E também saberia que o meu papel alí foi cumprido com sucesso e que tenho mais anos pela frente pra tentar. 

Estava plena, completamente em paz!!

Aqui em baixo seguem fotos de algumas as atividades que fizemos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário