sexta-feira, 3 de março de 2017

DIA 30 - museu Universum, múseu das ciências

Não ouvi o despertador tocar, só a Monique me chamar... que difícil levantar, eu estava quebrada!! Me arrumei rapidão e desci, mas não tive pique de tomar café, fiquei dormindo no sofá até dar a hora de sair.
Mondra não tem aula hoje mas nos levou, e eu fui dormindo o caminho todo.

De sexta minhas aulas são só de nutriologia, todas!! São 4 horas seguidas de aula!! 😩. Eu não gosto porque no Brasil nessa matéria a gente aprende a fazer dieta e coisa do tipo, aqui é bioquímica, e como ainda não tive bioquímica no Brasil, não entendo nada! E a professora não é boa, a formação dela é em fármaco e da essa aula!

Ela deu 10min de intervalo e eu fui comer. Comprei meu café de todo dia na rua e um pãozinho. Me deu vontade de comer chocolate e fui no mercado, peguei aqueles esticadinhos de kinder, o pacotinho com 6, mas encontrei dois meninos da sala lá e eles quiseram pagar pra mim.

Voltei pra sala e era uma atividade pra entregar. Fiz mas ainda tinha 1h30 de aulaaaaa 😩😩. Eu tava com sono e estressada, então me espreguiçava, comia um chocolate, bebia água, tudo pra não dormir.

Aula acabou (aleluia) e eu fui nadar. Fui no banheiro antes e meu intestino soltou de novo ☹️. Nadei 45min só mas como meu corpo tava cansado eu não rendi muito e nadei 550 só.  Tomei banho correndo, lavei o cabelo e fui encontrar Monique.

Um casal da sala dela nos convidou pra ir numa exposição sobre o cérebro dentro de uma universidade chamada UNAM. Fomos depois da aula, achávamos que ele tinha carro mas não, então fomos de ônibus. Pegamos um ônibus em frente a facul e fomos até Hidalgo (os ônibus são 6 pesos mas não tem catraca, tão pouco fiscal, você só deposita o dinheiro em uma "urna". E estava bem vazio, acho que pelo horário). Lá pegamos um metrô até Universidad (também estava bem vazio) e descemos dentro da UNAM - uma universidade pública gigante aqui (como a USP pra gente). 

Lá dentro da UNAM pegamos um ônibus (gratuito) pra ir até o CU (centro universitário), mas descemos no lugar errado e tivemos que ir caminhando kkkk. Paguei $52,00 pesos (R$10,00) pra entrar no museu Universum (museu de ciência) e fomos direto pra sala do cérebro.  Uaaaau, que lugar animal!! Muito muito grande. Não sei explicar como é lá, mas mostra vários estudos e informações feitas com o cérebro de forma dinânica e atrativa.
O nome da exposição é O cérebro, nossa ponte com o mundo. "O cérebro é o diretor da nossa vida. Este corpo nos permite sentir, pensar, imaginar, mover-se, aprender, conversar e muito mais.
Nesta sala podemos entrar em contato com o complexo e maravilhoso campo das neurociências. Se explica com grande detalhe como o sistema nervoso é formado e os processos que são gerados em resposta a todos os estímulos que nos rodeiam.
Ideias centrais: vícios, aprendizagem, emoções, linguagem, memória, neurônios, o pensamento sentidos, sistema nervoso, uma sinapse."

Explica toda a formação do SNC e a função de cada estrutura, a linguagem do cérebro, a evolução do SNC, cérebro e seus sentidos, plasticidade neural, aprendizagem e memória, rítmos biológicos, pensamento, emoções e as enfermidades do cérebro (como ELA, Alzheimer, Parkinson, etc). Mas explica tudo isso com textos curtos, painéis, vídeos, jogos, desafios, enfim!
Fomos num quarto todo preto onde desenvolvia nosso tato e outros sentidos.
Também fui numa experiência pra provar que não controlamos nossa baixa visão, que quem controla é a endolinfa. Sentei numa cadeira e giraram muuuito ela, quando ela parasse eu precisava abrir os olhos e as pessoas que estavam vendo iam observar como meus olhos iam estar (havia uma camera me filmando de perto). Incrível! Meu olho passou e mexer sozinho, cada um pra um lado, até meu líquido endolinfa estabilizar.

O museu tem mais exposições mas só tivemos tempo de ver essa sobre o cérebro, porque têm muita coisa, vale muito a pena!

Na volta pegamos um ônibus até o metro e os meninos nos deixaram lá, disseram que iam pra outro lugar então não iam com a gente. Aff fiquei brava!! Se eles tivessem avisado antes a gente ligava pro Mondra e ele nos buscava, mas não, nos avisaram em cima da hora.
Mas enfim, voltamos eu, Monique e a menina da sala dela.

Entramos no metro e até que estava tranquilo, mas de repente começou a lotar muito e não cabia mais ninguéeeem, lotadérrimo!
Íamos até Hidalgo, de lá para para outra estação de metrô e Mondra nos pegava no shopping Satelite. Mas de repente na estação Juarez o metrô parou, ficamos 40 minutos dentro do metrô esperando e nada, não sabíamos o que estava acontecendo! Mas eu já tava passando mal porque estava lotaaaado, muita gente respirando o mesmo ar e de pé!

Sem saber o que estava acontecendo nós saímos e fomos até um orelhão ligar pro Mondra, ele falou que estava chovendo, por isso os metrôs pararam!! Combinou com a menina que ía nos buscar na estação do metrô Normal. Nossa intenção era pegar um taxi e ir até essa estação, mas também não havia taxi!! :O Como os metros pararam, todos os taxis estavam lotados!!
Aí eu já estava bem nervosa, achei que não íamos conseguir voltar pra casa porque ficamos mais de 30 min procurando um taxi. A menina colocou no GPS do celular onde era a estação de metrô mais próxima (Revolucion) pra gente ver se ela estava funcionando. 12 minutos caminhando e por ruas escuras e perigosas, Jesus amado que nervoso!!
Chegamos na estação e vimos que também não estava funcionando. Então pegamos um ônibus até a estação Normal. Onibus lotaaaaaado e um trânsito sem condições. Mas finalmente chegamos e encontramos Mondragon, que alívio!!! Eu estava muito nervosa, cansada, estressada e não via a hora de vê-lo pra saber que estamos seguras!!

Indo pra casa passamos numa hamburgueria chamada Carl's Jr, muito boa!! Pedi lanche sem hamburguer e milk shake, gostei muito!!

Vim pra casa, tomei banho e dormi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário