segunda-feira, 13 de março de 2017

DIA 39 - pirámides de Teotihuacán

Acordei 7:30 sem despertador (era pra ter acordado as 7h00 mas dormi antes de por o despertador kkkk), tomei banho correndo e me arrumei porque íamos para as Pirámides com Paco (coordenador).

Encontramos ele no centro, antes passei comprar um café (frapé de mocha, me gusta mucho) e fomos. Conversamos o caminho todo e ele tava legal, conversamos sobre carreira profissional e eu já tenho um novo sonho: fazer meu mestrado aqui! É sério!! Conversamos muito sobre isso e tem uma universidade pública aqui (politécnica) que tem o mestrado que eu quero (ciência do esporte), Paco falou que quando a gente voltar ele nos ajuda conseguir um emprego que ganhe o suficiente para viver aqui e também nos hospeda em sua casa por um tempo se precisar. Fiquei MUUUUITO empolgada!
Em contrapartida perguntamos pra ele se havía a possibilidade de extender nosso intercâmbio e ele disse que não :( porque já estamos aqui e não é algo que ele já tinha combinado com o Jorge.

Chegamos nas pirâmides, não sei explicar o que sentiiiiiiiii! É enoooooooorme!!! Aqui no México há várias cidades com pirâmides, essa fica na cidade de Teotihuacán, é a maior cidade pré espanica que existe, os tetihuacanes são um povo que veio antes dos astecas (só teve uma civilização antes dos tetihuacanes) e sumiram todos sem ninguém saber o porque, não se sabe se foi fome, seca, chuva, mas sumiram! Encontraram as pirâmides todas com terra e grama em cima já e começaram a escavar e aí encontraram as pirâmides e restos das habitações deles. Tanto é que elas eram todas coloridas antigamente, com várias cores e cheias de pedra obsidiana, mas hoje em dia não tem mais cores direito. 

Há três pirâmides: a da Quetzalcóatl, que é a da serpente emplumada. Os olhos dela são dessa pedra obsidiana, muito muito linda! E é a menor, mas envolta de todas tem pedaços das habitações deles, onde eram os quartos. Também tem a pirâmide do Sol, é enooooooorme, as pessoas parecem formiga comparado a ela, e a piramide da Lua, que é um pouco menor que a do sol, mas linda demaissss!! Eles subiam para adorar os deuses nas pirâmides, e há lugares onde faziam sacrifícios, e coisas do tipo. Dizem que para construir as pirâmides eles sacrificavam alguns corpos que eram enterrados nas próprias pirâmides, conforme ela ia sendo construída. Mas tem tanta coisa escondida ainda, que até hoje eles estão escavando e descobrindo túneis por debaixo da terra, é fantástico!!!

Primeiro fomos na pirâmide da serpente e depois na do sol, mas na do sol tinha muuuuuuita fila, então resolvemos ir na da lua primeiro. LINDA! Quando estávamos voltando para ir na do sol, começou a chover e tivémos que ir embora kkkkk. Mas no meio do percurso conhecemos outras coisas que tem lá e eu comprei chaveiros, uma bolsa (era $150,00 pesos, a moça abaixou pra $120,00 e fez pra mim por $100,00 kkkk aqui é tudo assim, na barganha!), uma miniatura da pirâmide para colocar na minha penteadeira e um colar com a pedra obsidiana, é fantástico, você olha com ela para o sol e pode vê-lo todinho.

Fomos almoçar em um restaurante e experimentei várias coisas típicas daqui:

Paco nos trouxe de volta pra casa, lavei meu tênis, falei com minha família toda, passei fotos pro computador e dormi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário